casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sábado, 29 de abril de 2017

O xadrez na escola





O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países.

O Grande Mestre Internacional GARRY KASPAROV que  numa entrevista cedida à revista Veja comenta: “o xadrez ajuda a melhorar a atenção, a disciplina, o pensamento lógico e a imaginação. Não é por acaso que, nas 13.000 escolas americanas onde se ensina xadrez, as crianças têm melhores desempenhos em disciplinas como, matemática e português. Elas também demonstram ser mais responsáveis ”.

Os alunos,  num primeiro momento, aprendem a concentrar-se e saber os movimentos de cada peça assim como as regras gerais do jogo e o seu objetivo final, o xeque mate. Depois, vem o exercício da estratégia, pensar em jogadas possíveis.

Paralelamente ao jogo propriamente dito, existem dezenas de possibilidades para trabalhar, na matemática, no português, e na história. O imenso mérito do xadrez é que ele responde às preocupações fundamentais do ensino moderno: a interdisciplinaridade e a possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal.

O tabuleiro, o nome das peças, os seus movimentos, as colunas e as linhas, são instrumentos preciosos para estimular os alunos na resolução de problemas adaptados ao currículo, com todas as variantes que a nossa imaginação e a dos alunos permitir, ou para os alunos desenvolverem o gosto pela escrita de frases, ou textos consoante o seu grau de desenvolvimento.


Sem comentários: