casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Jovens de quem se fala [ 001 ].

JORGE VITERBO FERREIRA
O Edgar Pereira, jogador do Clube TAP, tenho reparado que ultimamente tem feito óptimos torneios e consequentemente óptimos resultados.
Na passada época contribuiu para a vitória da TAP sobre a nossa equipa ao salvar uma final aparentemente perdida e que conseguiu repartir o ponto, e reparei num facto extraordinário e que deve ser realçado. O Edgar levou o seu tabuleiro e peças de madeira para disputar o jogo, contrastando com o resto da sala, onde abundavam os "extraordinários, e maravilhosos" tabuleiros de plástico modelo FPX. Só por isso, merece o meu aplauso.
Por sua vez, acompanho mais ou menos anonimamente alguns blogs amigos e já tinha reparado
neste post e neste que não só apoiavam o JORGE VITERBO FERREIRA, Campeão Distrital Absoluto do Porto, época 2007/2008, Vice-Campeão Nacional sub 14 e com "apenas" a progressão apresentada no quadro abaixo, como chamavam a atenção que o Jorge poderia vir a causar surpresa no Nacional. Por enquanto, a surpresa foi apenas a forma como puniu o erro do Edgar Pereira na abertura, mas hoje vai ter uma prova de fogo, jogando com o MN Vasco Diogo, e mais surgirão certamente.



O jovem já na Marinha Grande tinha ganho ao nosso "Carlinhos" (1º Tabuleiro-Carlos Nascimento) no Nacional de Semi-Rápidas. Nessa altura o Carlos não forçou o empate/vitória por tempo, por considerar que o miúdo jogou muito bem e não merecia a derrota. (ainda há quem pense assim!). Provavelmente esticaria mais uns lances e o Jorge Ferreira acabaria por perder por tempo. Curiosamente a foto desse jogo foi publicada na Chessbase
Ontem defrontaram-se no cumprimento da 2ª sessão o Jorge e o Edgar Pereira, tendo o Edgar cometido uma "patada" com o Cxe4?? que permitiu uma bonita e excelente combinação do jovem, que proporcionou uma bonita miniatura.
Aqui fica a partida para visualizar:


5 comentários:

Anónimo disse...

o JORGE VITERBO FERREIRA, Campeão Distrital Absoluto do Porto, época 2007/2008, Vice-Campeão Nacional sub 14

Realço que o vice-campeão nacional sub14 é o jovem Filipe Martinho (Galitos) e não o Jorge!

CRAZYCHESS disse...

Quem joga na área da AXP, sabe que o Jorge Ferreira é "um miùdo" com grande potencial, que está a ter uma subida meteórica.
Penso que continuará a subir, e, que virá a ser um dos jogadores nacionais de mais valor, num futuro próximo.
Afonsov
www.mcp-crazychess.blogspot.com

Xeque-ao-rei disse...

"Fico muito satisfeito por, depois de referências como o António Silva ou o Marco Viela, continuar a ter no meu distrito um Campeão que sabe que para jogar xadrez, mais do que dominar a técnica do jogo, é preciso ter e saber tratar o adversário. Está de parabéns, juntamente com os pais, treinador e colegas de equipa. E pode ser que surpreenda o país escaquístico que ainda não atentou convenientemente no actual vice-campeão nacional sub-14..."

Guiei-me por aqui. e está publicado no: http://xadrezvigoroso.blogspot.com/2008/07/jorgievsky-o-novo-campeo-distrital.html
Onde é que podemos ver, e esclarecer isso ?

Anónimo disse...

Independentemente de qualquer coisa, é sempre duro perder assim. Quando não queremos retirar o mérito ao adversário, porque puniu exemplarmente uma "patada" de todo o tamanho, devemos aceitar humildemente que tal facto aconteceu e seguir em frente. No entanto, o dia seguinte é sempre duro, sobretudo quando parece que uma sala inteira olha para nós com um ar interrogativo como se nos perguntassem: - Então... o que aconteceu?. Foi isso mesmo, perdi em 16 lances como não me recordo o ter feito antes. Paciência. Parabéns ao Jorge e ele que me desculpe de não ter querido analisar a partida no fim. Apenas achei que tamanha porrada nem merecia análise... O mais importante de tudo, esse é o porquê do meu comentário, é agradecer pelos comentários de algum reconhecimento ao meu valor.Obrigado!

Edgar

Anónimo disse...

O erro é meu :)

Efectivamente, o Jorge Viterbo terminou o Nacional Sub-14 desta época em 3.º, não em 2.º.

Sabia que tinha jogado "a partida do título" na última jornada com o Pedro Neves e que tinha perdido, tendo assumido que ficara em segundo.

Enganei-me! Ficou em 3.º.

Resultados integrais no Chess-Results - http://www.chess-results.com/tnr11496.aspx?tnr=11496&art=1&lan=1&turdet=YES&m=-1

Quanto à partida, o Edgar Pereira cometeu uma gaffe que não é muito conhecida e era difícil prever mas que foi bem aproveitada.

Antes, na Figueira da Foz desta temporada, os dois jogadores já se haviam encontrado e a vitória sorriu-lhe após uma partida muito disputada, cujo post-mortem tive oportunidade de acompanhar.